quarta-feira, 18 de setembro de 2019


Sala de Aula com Games 

Didática do gameplay


Uma das grandes possibilidades pedagógicas do seculo XXI é a utilização de games na educação. Com inúmeros títulos abordando temas históricos é fácil para um professor adequar suas metodologias a essa nova mídia.
É importante salientar que existem games educativos e games que embora não tenham sido projetados para fins educacionais mas que podem atender essa demanda. E não podemos deixar de lado os games que embora possam se passar em um futuro cyberpunk ou em uma fantasia medieval, tratem temas bem realistas para a historia humana.



Sendo uma ferramenta de trabalho, é importante que o professor conheça o jogo e suas mecânicas, assim pode usar de todos os aspectos de um game para melhor utilizado em sala de aula, ou seja, é necessário que o professor tenha jogado o game. da mesma forma que não se pode passar um filme que não tenha visto ou um livro que não tenha lido, se vamos trabalhar com um game, é essencial que o professor tenha jogado o mesmo antes.
As formas de utilidade de um game em sala de aula, são diversas, e como é pouco utilizado ainda, esta em um campo onde existem muitas formas ainda a serem exploradas. as mais comuns são a execução do game em sala de aula pelo professor ou um aluno, ou com a apresentação de uma gameplay gravada anteriormente.
Jogar em sala de aula é sem duvidas a melhor experiencia, principalmente quando se tem um jogo de mundo aberto, onde o que será mostrado pode ser visto de forma mais contemplativa, dando assim mais tempo para explicações e tirar as duvidas do conteúdo sem precisar pausar o jogo.um dos estudantes também pode jogar um game que para que o professor possa explicar o conteúdo, permitindo que a exploração seja feita de forma mais interativa com a turma.



A apresentação de gameplay é um excelente recurso para games que segue uma certa linearidade, deve ser feita de forma roteirizada para seguir o plano de aula do professor, é mais recomendado como um material de apoio.
Os jogos com temáticas historias são feitos com intensas pesquisas, no entanto são obras de arte, e como tal devem ter o mesmo cuidado que filmes, não se tratam de documentos então não podem ser utilizados como fontes, apenas como uma forma mais divertida e inovadora para dinamizar o dia a dia nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário