quarta-feira, 24 de abril de 2024

A Filosofia de Heráclito e Parmênides

 


Heráclito:

Panta Rhei (Tudo Flui):
Heráclito é famoso por sua doutrina do "panta rhei", que significa "tudo flui".
Ele argumentava que o universo está em constante mudança e fluxo perpétuo.
Nada permanece o mesmo, tudo está em um estado de constante transformação.
Ele usava a metáfora do rio para ilustrar esse conceito, afirmando que é impossível entrar no mesmo rio duas vezes, pois tanto o rio quanto o indivíduo que entra nele estão sempre mudando.

Logos:
Heráclito introduziu o conceito de "logos", que pode ser traduzido como razão, palavra, princípio ou lei.
Para ele, o logos é a ordem subjacente ao cosmos, a força que governa e harmoniza o universo em meio ao seu constante fluxo.
É uma espécie de princípio organizador que mantém a coesão e a unidade por trás da diversidade aparente.

Conflito e Harmonia:
Heráclito via o conflito como uma parte intrínseca da realidade.
Ele acreditava que o conflito é o que impulsiona a mudança e o progresso.
No entanto, ele também enfatizava a ideia de uma harmonia subjacente, um equilíbrio entre forças opostas que mantém o universo em ordem.


Parmênides:

Ser e Não-Ser:
Parmênides argumentava que o ser é o único objeto legítimo de investigação filosófica, enquanto o não-ser é ininteligível e não tem existência real.
Ele defendia que o ser é uno, imutável e eterno, enquanto o não-ser não existe.
Portanto, qualquer mudança ou variação é ilusória.

                                

Aparência vs. Realidade:
Parmênides fazia uma distinção radical entre a aparência (o mundo percebido pelos sentidos) e a realidade (o ser imutável).
Ele argumentava que nossos sentidos podem nos enganar e nos levar a acreditar em uma realidade ilusória.
A verdadeira realidade só pode ser alcançada através do pensamento racional e lógico, não através da percepção sensorial.

Imobilidade e Unidade:
Parmênides enfatizava a imobilidade e a unidade do ser.
Ele acreditava que o ser é indivisível e não pode ser alterado de forma alguma.
O ser é eterno, sem começo nem fim, e não pode ser afetado por qualquer forma de mudança ou movimento.






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